quarta-feira, 7 de abril de 2010

Povo Corrupto, Políticos Corruptos

Está reclamando do Lula? Do Serra? Da Dilma? Do Arruda? Do Sarney? Do Collor? Do Renan? Do Palocci? Da Roseanne Sarney? Dos políticos distritais de Brasília? Do Jucá? Do Kassab? Então leia o que segue.

Povo Corrupto, Políticos Corruptos

As pessoas são interessantes: ora protestam contra a improbidade, ora são exemplos vivos da desonestidade. Basta que observemos as atitudes mais corriqueiras de muitos cidadãos, que logo as classificaremos como imorais e saberemos o porquê da existência de políticos corruptos.

Primeiro, faz-se conveniente mostrar que o brasileiro é o estereótipo do homem aproveitador, aquele que gosta de levar vantagem em tudo. É comum, é derradeiro, é fato o querer tirar vantagem de tudo. Uma seleção de situações rotineiras mostra o sentimento egoísta das pessoas. Analisemos, pois, o que o brasileiro faz.

Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas, afinal estão lá, caídas, não são de ninguém. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas e quando recebe uma multa tenta subornar a autoridade policial, que, por sua vez, recebe o “agrado” e bate nas costas do infrator dizendo “boa viagem”.

Falar no celular enquanto dirige parece ser normal, sendo anormal aquele que não o faz. Parar em filas duplas, triplas, em frente às escolas, apenas para o filho entrar, rapidinho, segue a mesma classificação. Os beberrões ignoram o perigo de dirigirem alcoolizados e se aventuram – e aventuram também as outras pessoas – com a suas voltas para casa.

Fura filas nos bancos, no metrô, no supermercado, utilizando-se sempre das mais esfarrapadas desculpas. Nas festas familiares ou entre amigos, espalha mesas, churrasqueira nas calçadas, afinal de contas não pode colocar a churrasqueira perto do seu varal de roupas, porque senão nas suas roupas poderá ficar impregnado o cheiro da fumaça.

Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho. Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20. Adora fazer “gato” de luz, de água e de TV a cabo, pagar pelos serviços e produtos consumidos é besteira.

Nas relações comerciais, comercializa até objetos doados nessas campanhas de catástrofes. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado. Também, registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

Mente a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem. Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA. Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho. Falsifica tudo, documentos pessoais, recibos, notas, DVD’s, ingressos e outras coisas mais.

Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem. Sem contar as vezes que paga para os “carregadores” passarem suas compras na alfândega entre o Paraguai e o Brasil.

Por fim, negocia seu voto com os políticos a troco de qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura. Não que o voto deva ser negociado a troco de coisas mais valiosas, jamais. O que não deve haver é a negociação do voto.

A essa altura, faz-se necessário ressalvar que generalizar é o mesmo que cometer injustiça. Assim como existem pessoas que jamais fariam essas coisas, existem políticos muito bons, que realmente dedicam o tempo que têm, muitos já dedicaram a vida que tiveram, para garantir os interesses públicos.

Todavia, a maioria dos brasileiros pouco se importa com o princípio da boa-fé e da probidade. E esses mesmos brasileiros quererem, ainda, que os políticos sejam honestos. Ora, os políticos saem do meio dessa gentalha, contaminada pelo fungo da ignorância e da desonestidade. Os políticos são reflexos dessa sociedade mesquinha e egoísta.

Até quando a “Lei de Gérson” vai imperar na nossa sociedade? Será que um dia a honestidade será a regra e a exceção será a corrupção? A mudança deve começar em nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes, para que então possa se refletir na política. Do contrário, caminharemos cada vez mais nesse movimento retrógrado, rumo a um futuro desgraçado.

12 comentários:

  1. Matheus Quintiliano7 de abril de 2010 às 23:11

    Meu caro colega Felipe,

    Infelizmente sou obrigado a concordar com sua definação sobre o povo brasileiro, o qual se encontra perdido em um mar de corrupção, cuja as ondas destroem os resquícios de boa fé, causando traumas relevantes para toda a sociedade.
    Pergunto-me, até quando ficaremos à mercê das nossas próprias atitudes?

    Matheus Quintiliano
    Acadêmico de Direito, pela Universidade Prebiteriana Mackenzie.

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe!
    Adorei seu blog! Muito interessante o texto que você escreveu, não conhecia esse seu lado escritor! Parabéns!
    Já coloquei seu blog nos meus favoritos!
    Acompanharei seu blog sempre que possível!

    Bjos

    Judy

    ResponderExcluir
  3. Larissa disse...
    Hum.. que garoto inspiradooooo ! Que você fala bem todo mundo da sala já sabia, só não sabia que tbm escrevia bem ! Parabéns!!
    Também vou acompanhar seu blog sempre que possivel.

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Grade Felipe e suas citações

    Essa é a realidade mesmo e fico feliz que você esteja denúnciando isso por que não são todos que tem coragem de fazer isso que você esta fazendo agora e pode se orgulhar disso.

    É como o nosso amigo disse, infelizmente a própria população é corrupta e podemos ver isso quando as pessoas estão na rua e comentam que o político fulano de tal roubou dinheiro dos cofres públicos mas que se elas estivessem no lugar do fulano, ele roubaria o dinheiro também e isso é vergonhoso.

    Gostei muito de ver o blog e espero por mais updates e que continue firme assim partner

    Abraços,
    Takahiro

    ResponderExcluir
  5. Felipe...

    Concordo com tudo o que você escreveu.
    Realmente só teremos um pleno desenvolvimento quando a população tiver respeito pelo seu país e principalmente ao próximo. Não adianta ter apenas uma economia forte.

    Sempre que possível acompanharei o blog.
    Att.
    Renato

    ResponderExcluir
  6. Patrícia disse...

    Muito bem Fe!!
    Concordo plenamente com você!
    Adorei seu texto e a sua idéia perante tudo isso!

    Com certeza acompanharei seu blog!=D sempre!!
    Adoro as suas idéias! Você é muito bom! Continue assim! Sou SUA FÃ NÚMERO 1!!! heeh


    Beijos, te amo!!!!

    Pathy.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante sua interpretação Felipe.
    Conheci seu blog por curiosidade do comentário deixado no site do Professor Peixoto.
    Apesar de discordar da Hipostase, concordo com a abordagem do Eleitor Corrupto.
    Provocaria dos seus textos uma visão um pouco mais otimista.
    O nascimento de um Brasil aonde a população tenha respeito pelo seu país e principalmente ao próximo depende de pessoas como você, com capacidade de construir um mundo melhor disseminando ideias.
    Parabéns.

    Lucas Prôa Felippe
    4ºsem. Turma A

    ResponderExcluir
  8. Felipe,

    Encontrei seu blog durante uma de minhas buscas na internet por algo interessante e que provoque a mente. Como é natural, não concordo com 100% de suas colocações, porém me vi no dever de cumprimentá-lo não só por sua vontade de espalhar o conhecimento mas também a de instigar as pessoas a pensar. Parabéns por seu bolg e por suas ideias. Grande Abraço

    Marcelo Justo
    Eterno estudante, Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  9. Ops, faltou uma: "baixar cd na net sem pagar pelas musicas ou comprar cd no camelô". Alguem notou algo familiar???

    ResponderExcluir
  10. texto bom, mas muito parecido com o atribuído a Arnaldo Jabor.. agora.. convenhamos.. não são atitudes corretas, mas todas justificáveis pelo absurdo sistema tributário do país. mesmo assim parabens.

    ResponderExcluir
  11. Felipe,continue denunciando a corrupção e também os corruptos.O ser humano é bém inconstante,esquecem as coisas rapidamente.Hoje qualquer um é capaz de vender seu voto,estou descepcionada com meus colegas professores,que depois de tudo que Anastasia,Aecio e Serra fizeram conosco,pelo pagamento antecipado do decimo quarto,dizem que,como os homens são bons,que vão votar neles.Isto é ou não é POLITICAGEM,que estão tentando fazer?

    ResponderExcluir
  12. Perfeito , tudo que uso de argumento de forma simples e direta , muito bom seu ponto de vista ! Continue a escrever mais artigos assim !!

    ResponderExcluir